Se consumido com frequencia o arroz branco pode causar diabete tipo 2

Não posso negar que adoro um prato de arroz branquinho, ainda mais se vier acompanhado por feijão preto fresquinho. Mas um estudo recente afirmou que o consumo frequente do arroz branco aumenta o risco do diabetes tipo 2 (insulino-dependente). As pesquisas foram feitas por cientistas da Escola de Saúde Pública de Harvard, que acompanharam 157.463 mulheres e 39.765 homens, consumindo arroz branco e integral. E o maior consumo do arroz branco aumentou em 17% a chance de desenvolvimento da doença.

“Nós acreditamos que substituir o arroz branco e outros grãos refinados por grãos integrais, como o arroz integral, ajuda a reduzir o risco de diabetes tipo 2”, disse o autor do estudo, Qi Sun, da Escola de Saúde Pública de Harvard.* O arroz integral leva vantagens em relação ao arroz branco, e não é de hoje que isso acontece porque seus grãos preservam a maioria dos nutrientes. Entre seus benefícios estão o estímulo do sistema gastrointestinal e a diminuição da fome, a grande quantidade de vitamina B1(protege o sistema nervoso) que é quase nula no arroz branco e melhora o metabolismo da glicose nos diabéticos. A substituição aplica-se também para outros grãos refinados que devem ceder lugar aos integrais.

O consumo regular do arroz integral vem acompanhado de inúmeros benefícios

Termino com a mesma nota feita pelo blog “Saúde e Família”: Há um século, Ellen White escreveu: “Se queremos ter boa saúde, precisamos ter especial cuidado da saúde que Deus nos concedeu, negar o apetite nocivo, comer menos alimentos refinados, ingerir alimentos integrais, isentos de gordura. Então, quando vos assentais à mesa, para comer, podeis pedir sinceramente a bênção de Deus sobre o alimento, e obter força de alimentos integrais e saudáveis. Deus terá prazer em abençoá-los generosamente, e eles serão um benefício para quem os ingere” (Mensagens Escolhidas, v. 3, p. 274).

Você pode ver mais em: Saúde e Família e Portal IG

 

*Parte retirada do Portal IG

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