Quando o assunto é astronomia, confesso que não entendo quase  nada. Mas o céu noturno me fascina com suas incontáveis estrelas cintilantes. Matéria publicada no IG traz as fotos vencedoras do concurso Astronomy Photographer of the Year 2010, realizado pelo Observatório Real de Greenwich (Londres). O concurso já está em seu segundo ano e também é organizado pela revista Sky at Night. Este ano mais de 400 fotos foram enviadas por pessoas de mais de 25 países.

O americano Tom Lowe faturou o primeiro lugar com essa foto que mostra a Via Láctea atrás de um antigo pinheiro

 O prêmio dado a Lowe foi de mil libras (aprox. R$2635), e sua foto recebeu o seguinte comentário do astrônomo Marek Kukula (também um dos juizes do concurso): ” Essa linda imagem combina perfeitamente a impressionante vista do céu noturno com a vida aqui na Terra. Os pinheiros podem ser antigos, mas são bebês se comparados com as luzes das estrelas que brilham atrás deles, algumas das quais começaram sua viagem até nós há quase 30 mil anos”.

Anthony Ayiomamitis fotografa o Templo de Poseidon na Grécia iluminado pelo nascer da lua cheia.

 Tenho que confessar que esta foto de Ayiomamitis foi uma das minhas preferidas. É de uma beleza impressionante.

Na categoria Terra e Espaço Fredrik Broms recebeu uma menção honrosa por esta imagem que mostra as luzes da Aurora Boreal entre as estrelas, na Noruega.