Tags

, , , , , , , ,

É incrível como pequenas, porém significativas mudanças de hábito, podem prevenir doenças sérias como o câncer. Confira essa matéria da Galileu:

A palavra câncer assusta muita gente. Mas diagnosticar e tratar um tumor precocemente pode aumentar muito as chances de cura. Por isso, selecionamos algumas dicas de especialistas do Hospital A.C. Camargo, de São Paulo, que podem te ajudar a prevenir e até procurar um médico caso desconfie estar com algum tipo de câncer.

O Hospital é responsável por 60% da produção científica envolvendo oncologia de todo o País e identifica e trata 14 mil casos da doença ao ano. Para diminuir as chances de apresentar tumores, dicas básicas como manter uma alimentação saudável, não exagerar no álcool, fazer exercícios regularmente e não fumar valem para praticamente todos os tipos de câncer.

Confira abaixo algumas dicas para diminuição de riscos dos tipos mais comuns de câncer:

Colo do útero
Por ser causado por vírus, pode ser prevenido facilmente com o uso de camisinha durante as relações sexuais e visitas regulares ao ginecologista para a realização do exame papanicolau. Evite cigarro e mantenha a região genital bem higienizada.

Intestino
Os tumores de intestino e reto, um dos mais comuns em homens e mulheres, podem ser evitados com alimentação saudável. São mais comuns em pessoas acima dos 50 anos e a prevenção engloba uma dieta rica em frutas, vegetais, fibras, cálcio e com pouca gordura animal, bebidas alcoólicas e carne vermelha. Pesquisas recentes relacionam a doença a embutidos e defumados. Com diagnóstico precoce, a taxa de cura é de cerca de 95%.

Pele
O tipo de câncer mais comum no mundo. No Brasil, 120 mil pessoas são diagnosticados por ano. O crescimento de pintas no corpo pode ser o melanoma, um dos sintomas mais frequentes e agressivos. Para evitar a doença, evite ficar exposto ao sol entre 10h e 16h, use chapéu, guarda sol, óculos, filtro solar (no mínimo, de FPS 15). Ao sinal de qualquer mancha diferente na pele, procure um dermatologista.

Mama
Cerca de 90% dos casos do tumor feminino mais comum têm cura quando há diagnóstico precoce. Especialistas indicam a realização do exame de mamografia anualmente a partir dos 40 anos. Quem tem casos deste tipo de câncer na família deve procurar aconselhamento médico mais cedo e fazer acompanhamento com um mastologista. Exercícios e alimentação saudável também ajudam.

Pulmão
O tipo de câncer que mais mata no Brasil, é muito mais comum entre fumantes. Quem fuma deve parar e consultar um médico pneumologista para realização de exames como radiografia do tórax e tomografia computadorizada. Apenas um em cada dez casos não está relacionado ao cigarro, mas os não fumantes pode tentar prevenir a doença com exercícios regulares e também check-ups médicos.

Estômago 
É mais comum a partir dos 50 anos, mas não há idade indicada para realização de endoscopia. Especialistas do hospital A.C. Camargo indicam a procura de um médico para realização do exame quando há azia, má digestão e dores abdominais frequentes. A prevenção envolve hábitos alimentares saudáveis, com vegetais, frutas, fibras e eliminação de bebidas alcoólicas e cigarro.

Esôfago
Este tipo de câncer está ligado ao cigarro, bebidas, lesões no esôfago, deficiência de ferro e presença de bactérias. Para evitá-lo, é essencial manter estômago e intestino funcionando bem e evitar álcool e defumados. Quem tem casos na família e refluxo – 20 milhões de brasileiros têm – também deve procurar um especialista.

Boca
Os principais sintomas são feridas que não cicatrizam na boca em no máximo duas semanas, manchas brancas ou vermelhas nos lábios. Dificuldades para falar e mastigar, dor, emagrecimento rápido e até presença de caroços no pescoço podem ser sinais da doença. Para prevenir é necessário evitar o cigarro e bebidas, principalmente destiladas; escovar os dentes com frequência; ajustar bem próteses e aparelhos dentários; não utilizar enxaguante bucal com álcool na fórmula, que provoca irritações.

Tireóide
Três vezes mais frequente em mulheres, pode ser identitificado pela presença de nódulos tireoidianos e gânglios linfáticos na região do pescoço e rouquidão. Além disso, é importante que a pessoa procure um médico quando alguém na família já teve a doença.

Retina
Chamado de retinoblastoma, 90% dos casos do tumor ocular acontecem em crianças de até cinco anos. Os principais sinais são o estrabismo e a pupila aparecer branca, em vez de vermelha, em fotografias com flash e histórico familiar de tumor ósseo ou retinoblastoma.

Leucemia
Não existem sintomas claros de leucemia, câncer mais frequente em crianças de 2 a 5 anos, mas ela tem alto índice de cura. Segundo especialistas do A.C.Camargo, quatro em cada cinco crianças são curadas com tratamento. Alguns dos sinais que podem indicar a doença e necessitam de avaliação médica são anemia, fadiga, cansaço, desânimo, dificuldade para andar, sangramentos e febres ocasionais.

(por Redação Galileu)

P.S: Veja como as mudanças se resumem praticamente em ter uma alimentação saudável, não consumir cigarros, bebidas alcoólicas e manter uma rotina de exercícios. Uma ótima resolução para o ano que acabou de começar. Um 2011 saudável para todos!